quarta-feira, 27 de abril de 2011

É POSSIVÉL HAVER DANÇA SEM MÚSICA?


O Corpo Fala.

Isso mesmo nosso corpo está em constante comunicação com tudo e todos ao nosso redor. A comunicação não só se dá somente pela fala, mais sim pela expressão que o corpo projeta em um diálogo muitas vezes silencioso. O corpo em um todo é responsável por mais de 80% da comunicação. Então podemos concluir que para transmitirmos algo muitas vezes não necessitamos sequer de uma palavra.

Dança sem Música.

A dança pode sim se dar em um âmbito de total silêncio, porque muitas vezes a coreografia por si só passa uma mensagem muito profunda e impactante. Com significado que está amplamente ligado ao contexto do que se esta dançando.
A música é um complemento importante na coreografia, mesmo porque muitos seguimentos da dança surgiram depois de movimentos musicais que se relacionam. Mas também hoje existe muitas danças que se dão as vezes sem a música e passam uma expressão mais viva do que se tivessem sendo acompanhadas por algum tipo de som.

Expressão 

Quando dançamos com música, geralmente seguimos uma lógica que a própria música impõe. Mas quando não há música o corpo fica livre para se expressar e causar uma outra impressão. Faça uma experiência e monte uma sequência coreográfica sem música dentro de seu estilo. Dance sem música, depois coloque uma música e dance novamente. Se observar verá outro sentido, uma outra visão. Alguns dançarinos não conseguem se expressar na coreografia sem que haja música, mas na verdade a música é só um complemento.



A Cia de Dança Geração Eleita neste Mês de Abril onde se comemora o DIA MUNDIAL DA DANÇA Realizou uma Atividade bem interessante com a Turma de Ballet Adulto.
Conversamos com eles sobre a importância dos movimentos falar por si  e n usando recurso nenhum como a música por exemplo.
Falamos um pouco da Passagem do Vale dos Ossos secos e pedimos aos alunos p expressar aquela história através de seus movimentos.
E fomos surpreendidos e impactados com algo tão lindo q n esperávamos n teve como segurar a emoção de ver que nossos alunos entenderam tudo aquilo o qual passamos p eles.


A dança é algo transcendental que o corpo pede, para podermos botar para fora todo nosso sentimento daquilo que vivenciamos no cotidiano que envolve nossa cultura.

Denise Zamboni

Um comentário:

  1. Esse Assunto é mto interessante !
    E depois da dinâmica realizada na Cia de Dança fez com q meu conceito sobre esse assunto 'subice ainda mais !
    Quando a Denise falou p/ nos Alunos fazermos uma pequena dança de repertório sem música , creio q mtos de nós ñ imaginamos q daria tão certo ....
    O resultado foi surpreendente e percebemos q realmente nosso corpo ''fala'' e ñ é necessário de musica p/ transmitirmos a mensagem desejada !

    ResponderExcluir