quarta-feira, 11 de maio de 2011

FIGURINOS PARA DANÇA


Entrarei em um dos assuntos de maior importância para todos do Mundo da Dança. Figurinos de Dança, sua vasta história e aplicações em todas as modalidades, estilos e culturas de todos os povos e movimentos da Dança na história da Evolução da Humanidade.
O Figurino como todos sabem é um importante complemento na coreografia e mostra rapidamente qual é o estilo da dança a que pertencemos só pelo estilo próprio empenhado no mesmo. É interessante que para cada estilo ou modalidade que foi desenvolvido durante a História da Dança, paralelamente (lado a lado) o figurino se desenvolveu de maneira espetacularmente igual.

Cada figurino deve ser inspirado por Deus para que o dançarino adorador possa entregar o seu melhor para o Senhor, e ter liberdade dos movimentos sem “expor” o seu corpo de forma a denegrir a imagem de Cristo.
Cada detalhe como cor, costura e modelos são estudados de forma especial para que cada gesto e expressão corporal possam ser explorados da melhor maneira a agradar ao Senhor...

Devemos nos preocupa espiritualmente a cada modelo confeccionado, pois acredita que os figurinos cristãos fazem parte de uma vida com Deus no altar, por isso são consagrados a Deus desde sua Criação.

Nos vários seguimentos de todas as danças encontramos uma parceria perfeita entre a Coreografia e Figurino, não se podendo imaginar uma coisa sem o outra. Imagine vocês se dançarem uma coreografia de Ballet Clássico com o figurino de Dança de Rua. Seria no mínimo muito estranho, porque o modo de se vestir foi desenvolvido junto com o estilo de dança, e cada um tem suas peculiaridades e maneiras de expressão bem particulares.
Aqui procuraremos falar do figurino de uma forma que possa auxiliar a todos os praticantes de dança de qualquer modalidade, estilo ou cultura. Acrescentarei aos textos pesquisados sempre que puder e for necessário complementos dados por mim a Autora desde Blog. 


Figurino

Figurino é o traje usado por um personagem de uma produção artística  e o figurinista é o profissional que idealiza ou cria o figurino.
É necessário que o figurinista conheça a fundo a história a ser tratada no trabalho, pois o figurino tem que revelar muito dos personagens.
Alguns estilos de dança já possuem um figurino meio que padrão, aí o figurinista só trabalha nas cores e variados estilos de roupa que envolve a modalidade tais como oBALLET

O que é um figurino
O figurino é composto por todas as roupas e os acessórios dos personagens, projetados e/ou escolhidos pelo figurinista, de acordo com as necessidades da coreografia.
  • Vestuário, um conjunto de peças de roupas que se veste.
  • E o figurino seria o traje usado por um personagem criado.
O figurinista que cuida da criação dos figurinos, os interpreta, idealiza, desenvolve a pesquisa.

Função de um Figurino

Como anteriormente dito, um figurino não é apenas uma vestimenta ele possui significados e variantes embutidos e com funções simples ou complexas, comunicações que são passadas a outrem e que devem ser salientadas e reforçadas em uma apresentação artística por ser esta uma arte de mostrar e exibir mensagens.
A roupa faz transparecer sentimentos, vida, estética, movimento, posição social, épocas e lugares através de suas formas, cores e texturas. Estabelecido isso, o espectador ao olhar o conjunto faz a identificação imediata da situação.
Eles influem e contribuem juntamente com o cenário e iluminação e sua linguagem pode alterar-se ou manter-se de acordo com estes outros elementos visuais.
Enfim, o figurino é parte de suma importante do espetáculo, pois através dele se cria uma linguagem através das formas, cores, texturas, transmite a época, a situação econômica política e social, indica a região ou cultura, estilo do personagem, estação climática, aspecto psicológico, ou seja, todos os elementos necessários para passar ao espectador o sentido do espetáculo, devendo mostrar as relações entre todos os personagens e ser complementar aos outros elementos da cena.


Cores

Cores tem um significados expressam  e podem definir um contexto com muitos significados.

Todos sabem que as cores atraem sentimentos e passam uma mensagem ao nosso cérebro, através da óptica de nossos olhos. As cores influenciam um espetáculo, assim como os movimentos na composição coreográfica, a maquiagem na composição do personagem entre outros aspectos.

Adorar a Deus através da dança requer uma responsabilidade muito grande, por se tratar de algo nobre e puro, com trato no espírito de quem está executando a coreografia, bem como de quem está presenciando a apresentação.
Com esse intuito hoje falaremos do simbolismo das cores e o que ele representa a luz da Bíblia.
A  Dança usa de gestos e movimentos para ministrar o louvor e a adoração a Deus. Através dos gestos é ministrado: A Cura, a Libertação, a Adoração, o Clamor, o Arrependimento, o Quebrantamento e a Guerra.
Cada movimento tem seu significado, cada cor é a profecia lançada sobre a igreja. As profecias trazidas pelo ministério de dança são visuais, por isso, são usadas as cores e cada cor tem um significado profético.


·         Vermelho (Escarlate, Carmesim) – Sangue, Reconciliação, Sacrifício, Pecado - Lv 17:11, Hb 9:12-14, Is.1.18.
·          
·         Azul - Céu, Graça celeste, Revelação divina - Ex. 24:10, Nm 15:38, Ez1:26
·          
·         Púrpura - Realeza - Jz 8:26, Mc 15:17-18
·          
·         Branco - Pureza e Santidade, Justiça – Dn 7:9, Sl 51:7, Mt 17:2, Ap 3:4,19:8
·          
·         Prata - Redenção, Palavra de Deus – Sl 12.6, Zc 11:12-13.
·          
·         Ouro, Dourado - Divindade e a Glória de Deus - Ap 1:13-14, 3:18, Ex.40, 2 Cr.4:20-22.
·          
·         Bronze, Cobre, Metal – Julgamento - Ex 27:1-3, Ex. 30:17-21, Nm 21:9.
·          
·         Amarelo - Celebração e alegria (em referência ao óleo), Glória de Deus - Is. 51:11, Is. 61:3 e Hb. 1:9, Ez 1:4
·          
·         Verde - Nova vida, Florescimento, Renovo, Vigor, Prosperidade - SL 92:12-14, Os. 14:8, Sl 52:8, 92:14.
·          
·         Marrom / Cinza - Arrependimento e Humilhação - Éster 4:3.
·          
·         Laranja / Amarelo / Vermelho - Fogo e Espírito Santo, Louvor - At 2:3, Sl 113:3
·          
·         Ameixa - Riqueza, Abundancia, Ser cheio do Espírito Santo - Os 2:22, Joel 2:24
·          
·         Preto - Pecado, Morte - Lm 4.8, Ef. 5:11, Ml 3.14, Jr 8.21
·          
·         Roxo - Realeza, Majestade - Et 8:15, Dn 5:7


3 comentários:

  1. UM BAITA ESTUDO SOBRE O ASSUNTO, MUITO BOM.

    ResponderExcluir
  2. que benção esse estudo não sabia de todas estas informações....glórias a Deus!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa esta postagem de vocês. Vou compartilhá-la, pode né? Deus abençoe este ministério!

    ResponderExcluir