terça-feira, 29 de maio de 2012

DANÇA AFRO




Digno é Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existiram e foram criadas. Apocalipse 4:11
"Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." Tiago 1:17

No Versículo  mostra com clareza quem é o criador de todas as coisas.


A Dança Afro tem a essência do Povo Africano.

As Gingas
Os Giros
As Torções de Colunas  
Joelhos Fleccionados
São Características  de um Povo Completamente único, pois n tem ministra Ocidental e nem Oriente.

A Dança Afro é simplesmente a Cultura Expressiva do Povo Africano.



O som de tambores ungidos com passos do Espirito gera no coração do adorador uma alegria indescritível, que pode ser compartilhada com toda a igreja, pois a dança africana fica melhor quando toda a congregação está envolvida.



“A dança na cultura africana é tão importante que podemos dizer que é a essência da vida nas aldeias”. Ela acentua a unidade entre seus membros, por isso é quase sempre uma atividade grupal. Em sua maioria, todos os homens, mulheres e crianças participam da dança, batem palmas ou formam círculos em volta dos bailarinos. Todos os acontecimentos da vida africana são comemorados com dança, nascimento, morte, plantio ou colheita; ela é a parte mais importante das festas realizadas para agradecer por uma colheita farta.
 As danças africanas variam muito de região para região, mais a maioria delas tem certas características em comum. Os participantes geralmente dançam em filas ou em círculos, raramente dançam a sós ou em par. As danças chegam a apresentar algumas vezes até seis ritmos ao mesmo tempo e seus dançarinos podem usar máscaras ou enfeitar o corpo com tinta para tornar seus movimentos mais expressivos."
 


Ao contrário do que muitos pensam  a Dança Afro não vem dos orixás.

Existem Pesquisadores que afirmam que a Dança Afro é oriunda de ritos tribais e Culturais se seu povo, o q levam a crer q a Dança Afro foi Criada em Ritos do Candomblé. Mas isto não é verdade!

Se a Dança Afro fosse de entidades caboclas, como alguns pesquisadores afirmam. Então todo um Continente seria uma só religião?!

Eu Creio na Palavra de Deus e ela nós diz q o diabo é o Pai da MENTIRA:

"Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira". (Jo 8:44)

Ou seja, a única coisa q Satanás criou foi a mentira e distorce tudo.



Embora a África esteja ligada fortemente á ancestrais, já existem pessoas q já aceitaram Cristo como seu único Salvador e Cultuam a Deus conforme a Cultura Deles, ou seja, Dançam como manifestações de júbilo, gritam livremente em nome de Jesus Cristo. Isto que dizer q a Dança Afro faz parte de uma Cultura e não de Rituais. 

 
E Agora?! Deus se Contradiz? A Bíblia é Confusa? Nãoooooooo

Deus é o mesmo desde antes da Fundação do Mundo e será até o Fim. AMÉM!!
P Mim existe um Manual perfeito p nossas Vidas o livro Sagrado, ali tem Resposta p Tudo.

Tens dúvida leia a Palavra, Deus quer  mentes abertas p usarmos a Arte

Salmos 46;7 Deus e Rei de Toda a Terra Cantai Louvores com INTELIGÊNCIA Deus n quer q sejamos ignorantes

 Deus é diferente do homem, Deus não vê com olhos humanos, mas vê o coração. Não somente obras, mas o coração.

"...porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração." I Samuel 16.7

Eu Denise Zamboni Sempre apreciei movimentos Fortes e de Impactos e a Dança Afro tem justamente os movimentos o qual me identifico bastante. Q são comparados com Dança de Guerra.
Quando não se tem conhecimento profundo do assunto, vc fica meio assim será q é Deus ou não? Pois então no ano de 2009 Fui fazer uma Oficina de AFRO CONTEMPORÂNEO com o pessoal do Cia Rehma e fiquei encantada com os movimentos e também esclareceu bastante minhas dúvidas.
Dali em Diante busquei estudar mais sobre o assunto e me Aperfeiçoar  na Técnica da Dança Afro. Hoje já faz 2 anos q dou aulas na Academia com Dança Afro Contemporâneo e Fico super. a vontade de Trabalhar esta modalidade. Pq Reconheço que a Dança Afro faz parte de uma dança Cultural e q o Meu Deus p Pai da Dança q Criou Todos os Movimentos.

Dança, Grito, Pulo, Giro, Sambo... P Glória e Exaltação do Meu Deus!!



2 comentários:

  1. Boa tarde! Amei!!!! Fiz um woorkshopp de dança afro e apaixonei e com esse estudo me acrescentou mais. Achei bem interressante o uso das pineiras e gostaria de saber o significado e com q intuito vcs usarão esse adereço na dança? Obrigada que Deus os abençõe sempre!

    ResponderExcluir