segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Cia matéria de Jornal com Nívea Soares

Dom ao tom do Senhor

Foto: Bruno Kairalla/JA

Cantora, compositora, ministra de louvor e também apresentadora. Nívea Soares, 34 anos, é um ícone da música gospel brasileira. Desde 2003, quando seguiu em carreira solo, vendeu mais de 500 mil cópias, entre CD’s e DVD’s. 

Aclamada pela legião de fiéis que seguem a palavra do Senhor, seja nas igrejas ou mesmo nos espaços virtuais, Nívea cativa também o público inglês e americano e se diz contra a todas as formas em que religião adote como principal significado os negócios.



Por Bruno Zanini Kairalla
Contato: bruno.kairalla@gmail.com
Imagens: Bruno Kairalla/Maiquel Lima

“Suas canções nos levam a ter um nível de intimidade com Deus, refletindo sobre tudo aquilo o que sua música expressa”, revela Denise Zamboni, sobre o trabalho da mineira Nívea Soares, cantora e compositora, ícone da música gospel brasileira, que, de passagem pela cidade do Rio Grande, participou no decorrer da madrugada da última quarta-feira, 02, da 8ª Vigília Aviva Rio Grande. 

Radicado no Centro Municipal de Eventos e promovido pelo Grupo Aviva e Conselho dos Pastores Evangélicos do Rio Grande (Coperg), o encontro reuniu inúmeros fiéis de igrejas evangélicas da região, para momentos de oração, adoração e louvor a Deus.


Foto: Maiquel Lima

Apesar de conhecer e empregar as canções da cantora nas mostras de sua companhia, esta foi a primeira vez que Denise, responsável pelo primeiro centro de dança voltado a música gospel na cidade, a Geração Eleita, teve a oportunidade de conhecer de perto a cantora. 

- Vejo Nívea como uma profetisa de Deus, sendo usada para trazer uma mensagem através do seu dom. Na Geração Eleita trabalhamos muito suas músicas, não só nas aulas, como também nas mostras coreográficas. 




Gosto da melodia, das batidas fortes e, principalmente, da mensagem. Conhecê-la foi um privilégio, acompanhá-la no palco, então, um prazer. Louvamos ao Senhor por sua vida, pois Nívea é uma mulher que serve de ferramenta para abençoar vidas -, declara Denise imagem acima

Na apresentação da última quarta-feira, Nívea Soares ofereceu aos fiéis que compareceram a Vigília um envolvente passeio por todos os seus trabalhos musicais. Conheça um pouco deles, bem como a sua trajetória, abaixo.
Foto: Maiquel Lima

Trajetória
Natural de Belo Horizonte (MG), onde ainda reside, Nívea da Costa Soares, 34 anos, iniciou sua carreira como backing vocal do grupo Diante do Trono

No grupo ficou por sete anos, quando decidiu apurar suas qualidades técnicas, seguindo em carreira solo. Em maio de 2003, gravou e após lançou o seu primeiro CD, Reine Sobre Mim, batendo a suntuosa marca de 300 mil cópias vendidas. O CD conta com participações especiais de André Valadão na canção "Quero Te Ver", e de Ana Paula Valadão Bessa, na canção "Vinde a Mim".


Gravado ao vivo em novembro de 2004, o segundo trabalho Enche-Me de Ti, ultrapassou as 200 mil cópias vendidas. Neste CD, Nívea vai da celebração ao contemplativo, do rock 'n' roll ao hip-hop, da flauta aos pesados solos de guitarra. 


Em 2006, Nívea gravou em estúdio o CD em inglês chamado Fan The Fire que tem um estilo musical pop-rock americano. No primeiro mês de lançamento este álbum foi para a terceira tiragem, significando boa aceitação pelo público. 


O álbum é uma releitura e coletânea de algumas músicas, com novos arranjos de seus dois primeiros CD's. O quarto CD de Nívea Soares 'Rio' foi gravado ao vivo em abril de 2007 no Congresso Internacional de Louvor e Adoração Diante do Trono


Este CD conta com estilos musicais como o pop rock, e o rock progressivo. Algumas músicas são de estilo mais estadunidense e outras com influência mais do rock britânico.

Dois anos depois, já em 2009, nasce o CD Nívea Soares Acústico, gravado ao vivo em São Paulo, reunindo coletâneas da carreira e com a participação de amigos. Um ano depois, em 2010, a cantora lançou o CD de estúdio “Emanuel”. 


- Nele há muita bíblia inserida e o legal de tudo é que as pessoas se identificaram muito com a proposta deste trabalho -, explora Nívea. 

Rapidamente o disco vendeu mais de 50 mil cópias, conquistando o disco de ouro. Para 2011, a cantora revela que pretende lançar uma versão em DVD deste projeto. E não é só. 


- Também queremos até o fim do ano gravar um novo trabalho em língua inglesa. A ideia é gravar este novo projeto nos Estados Unidos -, planeja a cantora.

“Filho de crente não é crentinho”


Desde cedo, a cantora foi envolvida pela música. Filha caçula de uma família de quatro irmãos, Nívea foi criada em lar cristão. “Mas filho de crente não é crentinho”, observa ela no decorrer da entrevista, ao indicar que construiu por conta própria o seu caminho na religião. 

Converteu-se e, então, batizou-se aos 11 anos. Depois, aos 15, passou pela experiência que selaria o início e seu ingresso na música e no ministério de louvor e adoração: o batismo com o Espírito Santo.

Foi muito influenciada pela família, já que suas irmãs compunham um grupo vocal na igreja da qual fazia parte quando era criança e seu irmão tocava bateria num outro grupo da mesma entidade. Aos 15 anos começou a trabalhar em estúdios, fazendo jingles e backs. Muito de sua experiência e formação musical resultou destas experiências.

Foto: Divulgação

Nessa mesma idade, conheceu pessoalmente o cantor David Quinlan, que muito a influenciaria e dele receberia a revelação e a unção de Deus para a composição. A primeira canção foi para um festival realizado no colégio onde estudava, sendo premiada. 


Não demorou muito para que logo ministrasse nas igrejas e se tornasse reconhecida. Foi justo na música, por conta de seu chamado, que Nívea se encontrou, tanto pessoal, como profissional e ministerialmente.

Graças a educação recebida em casa, a influência da família, às referências e incentivos que tivera, hoje Nívea Soares não é apenas um nome que se destaca no cenário musical cristão, mas um ministério reconhecido por muitos países afora. 

Foto: Divulgação

Nos vários congressos, seminários e conferências de louvor e adoração de peso que são realizados, o Ministério Nívea Soares é quase que unanimidade e presença obrigatória, dados os muitos convites que recebe.

Apenas em 2006, o Ministério foi presente em quase todos os estados do Brasil anunciando a salvação, curas e ministrando batismo no Espírito Santo. O Ministério Nívea Soares é mais abrangente que se imagina. 


Com sede própria, o Ministério comporta um estúdio de dublagem e de música, aonde muitos trabalhos de muitos líderes e ministros de peso e reconhecimento dentro e fora do país são produzidos.

A carreira


Na entrevista concedida ao Mulher, Nívea fala que a maior parte das inspirações para compor nascem de suas experiências particulares com Deus. - Até porque é impossível falar do que não se experimenta. Minha influência para compor é a Bíblia -, anuncia ela. 

Em Rio Grande, a cantora foi acompanhada por uma equipe de cinco pessoas, entre elas, seu marido e produtor dos seus trabalhos, Gustavo Soares. Nos Molhes da Barra, na praia do Cassino, a apresentadora do programa Nívea Soares, transmitido pela Rede Super, para toda a região de Minas Gerais e São Paulo, captou belas imagens da maior praia do mundo e do passeio de vagonetas. - O objetivo é mostrar os verdadeiros tesouros naturais que Deus deixou para nós -, completa ela.


Nívea ainda não tem filho, porém, a gravidez está nos planos da cantora. “Acho que até o final o ano, providenciaremos isto”, programa. Antes do término de nosso encontro, Nívea ainda fala da importância das redes sociais para difundir a palavra do Senhor. 

Ela está em todas. Com o apoio de sua equipe, ela mantém atualizado o Facebook, Orkut e o myspace. Seu site oficial – www.niveasoares.org – conta com agenda de shows, espaço para blog, uma série de vídeos e imagens de suas ministrações. 

Como principal ferramenta de divulgação ou informação de suas ações, ela utiliza o Twitter. Nesta rede social, Nívea é seguida por mais de 100 mil usuários

- A cada 15 dias, realizamos uma ministração pela internet, para adorar Deus juntos e estudar a palavra. A iniciativa deu muito certo, pois tem rendido experiências até sobrenaturais, de cura. Tivemos um caso de uma pessoa que estava prestes a se suicidar e quando sentiu a força da mensagem, da palavra de Deus sendo mostrada, desistiu. Isto foi uma benção -, conta Nívea.


Questionada sobre o assédio de fãs, Nívea responde que ele inexiste. - Como estamos voltados a Deus e o único objetivo é levar a palavra Dele, as pessoas sentem necessidade de contar e compartilhar as suas experiências com Deus - garante ela. Sendo uma das grandes impulsoras da música gospel no País, Nívea enfatiza os dois lados da moeda. 

- Há 15 anos, era muito difícil fazer música cristã. Porém, hoje a qualidade dos equipamentos, o interesse das pessoas, os novos produtos, contribuíram para que hoje se oferecesse este espaço. Ao mesmo tempo em que é legal ver muitos levando a palavra do Senhor, também é triste perceber que para boa parte do mercado, das pessoas que dele fazem parte, tudo não passa apenas de um negócio. 


Fato que se percebe diante a conduta de pessoas que não condizem com aquilo que prega a Bíblia. E quando tudo está focado, ligado diretamente ao lado comercial, o evangelho se diluí, pois não há intenção de fazer o bem e sim o de gerar o enriquecimento próprio. Cantar para Deus, para quem acredita Nele, não é um mérito, é um privilégio. Ele é o doador de tudo o que daqui se recebe -, conclui Nívea.

Em Rio Grande, Denise Zamboni é uma das provas vivas de que o trabalho da artista tem força e a benção divina. 

- Momento muito marcante na minha vida ministerial foi quando dancei na mostra Alegria a canção de Adhemar de Campos, cantada por Nívea, onde no final da canção ela faz um momento de adoração espontânea. Recordo-me que meu corpo adormeceu e fui levada com autoridade a Ministrar com as mãos e sentia algo forte dentro de mim. Suas palavras naquele momento eram vindas direto do trono de Deus -, declara, por fim, Denise.

Um comentário: